" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas
A Verdade Que Liberta
O Poder da Esperança
No filme O Dia depois de Amanhã, a esperança desponta como um fator de sobrevivência para o jovem Sam e seus amigos Brian e Laura.Eles se refugiam em um biblioteca publica enquanto Nova York é inundada por um tsunami.Trata-se de uma ficção dirigida por Roland Emmerich lançada em 2004 e que se tornou campeã de bilheteria.
    Nessa produção,o climatologista Jack Hall,interpretado pelo ator Dennis Quaid,prevê um catástrofe gigantesca com base em seus estudos do aquecimento global.O derretimento do gelo polar altera a corrente do Atlântico Norte,o que leva a uma queda acentuada na temperatura.O clima violento provoca tornados,furacões,tempestades de granizo e tsunamis com grande poder de destruição.As repentinas mudanças climáticas lançam o hemisfério Norte em uma nova era do gelo.
    O jovem Sam,filho de Jack,e seus amigos estão em Nova York para uma competição acadêmica,quando as águas de um imenso tsunami inundam a cidade e são rapidamente congeladas.Eles ficam encurralados e se refugiam na biblioteca,aquecendo-se com a queima de livros.Sam consegue falar com o pai e avisa de sua situação.Jack promete que vai a fim de encontrar o rapaz,tendo prometido que o buscaria a qualquer custo.Na Filadélfial,eles perdem o veículo em um acidente e seguem a pé debaixo da nevasca.
    Na biblioteca,Sam adverte que todos deveriam esperar ali dentro até vir o salvamento e que sair seria morte certa.Entretanto,poucos o escutam.Desesperadas,as pessoas tentam escapar,aventurando-se no frio intenso das ruas cobertas de neve,só para serem congeladas em sua caminhada.
    Finalmente,no típico modelo hollywoodeiano,Jack e seu amigo Jason chega a Nova York,mas quase perdem as esperanças ao encontrar a biblioteca enterrada na neve.O grupo de Sam,porém,estava a salvo dentro do prédio.Eles são,então,resgatados porhelicóteros.
Sam e seus amigos conseguiram sobreviver graças à esperança fundada na promessa de Jack de que o alcançaria onde quer que ele estivesse.Ele confia nessa promessa e é isso que faz com que não se desespere nem se aventure no gelo como os demais,cujas decisões refletem o estado de pânico e a ausência de esperança.
    As questões climáticas discutidas no filme são apenas ficção,mas a esperança aparece aí como um fator de sobrevivência o que é cientificamente comprovado.De fato,a esperança se tornou objeto de estudo da ciência nas ultimas décadas,com diversas pesquisas mostrando seus efeitos positivos.A primeira coisa que os pesquisadores afirmam é que a esperança é resultado de decisão e escolha.E,uma coisa é certa,a esperança tem poder sobre a mente e o corpo.
    O interesse de psiquiatras,psicólogos e médicos na esperança se deve a seu potencial de cura e realização.O pesquisador norte-americano Charles S. Snyder,autor do livro "A psicologia da esperança"(The Psycology of Hope),lançado em 1994,entende a esperança como uma ideia motivacional que possibilita a uma pessoa acreditar em resultados positivos para suas metas e aspirações.Segundo ele,a pessoa que tem esperança consegue desenvolver estratégias de vida e de sobrevivência de forma mais eficaz e reune motivação para colocá-las em prática.
    Na área da saude,as pesquisas têm demonstrado que o sentimento de esperança exerce grande influência em eliminar ou reduzir problemas físicos e psicológicos antes de eles acontecerem.Ou seja,o sistema imunológico e hormonal da pessoa cheia de esperança é mais eficaz.As pesquisas de Snyder comprovaram que a esperança ajuda o indivíduo a reagir positivamente em caso de doenças e lesões.Essas pessoas são mais fortes em tolerar a dor.O psicólogo comprovou que os portadores de esperança têm mais capacidade ou habilidade adptativa para resolver seus problemas.A esperança realmente tem poder.
    A emoção ou o sentimento de esperança,portanto,é capaz de promover não só a saude mental,mas também  física.Alguns psicólogos relacionam a depressão à ausência de esperança,situação em que a pessoa não vê mais solução para si mesma.
    Mas,para muitos pesquisaodres,a esperança é apenas uma questão de "pensamento positivo";algo que nós mesmos produzimos.Isso ocorre quando se ignora a origem e o mecanismo geral dessa emoção.
    No entanto,essa visão limitada da esperança tende a ser superada com os estudos de anthony Scioli,professor de psicologia do Keene State College,em New Hampshire,nos Estados Unidos.Desde o final dos anos 1990,ele tem estudado a esperança cientificamente e demonstrado sua forte dimensão espiritual e religiosa.Scioli comprovou que a esperança está ligada a virtudes como paciência,gratidão,amor e fé.E estas são virtudes originalmente bíblicas.O pesquisador afirma que a esperança não estabelece vínculo só com o próximo,mas sobretudo com um Ser superior,ou seja,com Deus,Isso mostra que a verdadeira esperança é diferente de otimismo e pensamento positivo.Ela liga a pessoa a um Deus pessoal que é fonte de poder.
Na Bíblia,o apóstolo Paulo destaca a esperança como uma das três virtudes principais do cristianismo,juntamente com a fé e o amor."Agora,pois,permanecem a fé,a esperança e o amor" (1Co 13:13).Por meio dessa virtude,os cristãos desejam e esperam em Deus uma vida superior e eterna a  ser alcançada no reino da glória.
    Enquanto enfrentam lutas e desafios,os cristãos contam com as três virtudes essenciais como uma proteção segura.Paulo diz:"Sejamos sóbrios,revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação" (1Tessalonicenses 5:8, itálicos acrescentados).
    A palavra "esperança" existe na maioria dos idiomas,o que sugere que nenhuma cultura consegue viver sem esperança.Na Bíblia,ela é usada mais de 100 vezes,e o que mais chama a aten1ão é que a esperança bíblica não é fruto de pensamento positivo.Não é algo que as pessoas têm em si mesmas nem uma força especial que alguns recebem ao nascer.A esperança é algo que as pessoas desenvolvem em sua relação com Deus.
    Três coisas se destacam na esperança segundo a Bíblia.Primeiro,as pessoas esperam a solução de seus problemas em Deus.O salmista diz:"Somente em Deus,ó minha alma,espera silenciosa,porque dEle vem a minha esperança" (Salmo 62:5)."Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio,cuja esperança está no Senhor" (Salmo 146:5).As pessoas trabalham e se esforçam,mas contam com o poder de Deus ao enfrentar e superar os desafios e os perigos da vida."Os que espram no Senhor renovarão as suas forças.Subirão com asas como águias;correrão e não se cansarão,caminharão e não se fatigarão" (Isaias 40:31).
    Além disso,os personagens bíblicos consideram Deus como sua própria esperança.No Salmo 65:5,lemos:"Ò Deus,Salvador nosso,esperança de todos os confins da terra."O profeta Jeremias diz:"Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor" (Jeremias 17:7).Deus é a própria esperança no sentido de que Ele é a fonte do poder desejado e esperado.
    Um terceiro aspecto importante da esperança é que ela leva as pessoas a ter confiança em relação ao futuro.Os filhos de Deus vivem intensamente o presente,mas eles sabem que a vida não se restringe a esta Terra.Há uma realidade superior e eterna depois desta.O próprio deus afirma:"Há esperança para o teu futuro" (Jeremias 31:17).As promessas de Deus são fonte de esperança e certeza.
    Portanto,a expectativa daqueles que têm esperança em Deus é tremendamente positiva.Por isso,eles enfrentam os desafios com otimismo e reunem mais forças em todos os sentidos,conforme comprovam as pesquisas mencionadas.A esperança tem poder.
    Paulo fala da esperança da "ressureição" como um tesouro para os cristãos (Atos 23:6; 24:15).O apóstolo estava seguro de que,por ocasião da segunda vinda de Cristo,vai se concretizar a "esperança da glória de Deus" com o estabelecimento de Seu reino eterno (Romanos 5:2).Nesse evento,toda a "criação será redimida do cativeiro da corrupção" (Romanos 8:21).
    Essa expectativa positiva acerca do reino de Deus,com toda a Terra restaurada em uma vida livre da morte e do mal,diferencia os portadores da esperança daqueles que não têm esperança e vivem"sem Deus num mundo" dominado pela tragédia (Efésios 2:12).Sem Deus,o pessimismo domina o mundo,que segue sua história de guerra em guerra.Os jornais noticiam a violência,a crise na ecologia  e a corrupção.Assim,a esperança perde espaço e o medo do futuro toma conta dos corações.Por isso,o filósofo alemão Arthur Schopenhauer diz que viver é sofre,com pequenos instantes de felicidade,o que leva a considerar a vida absurda e vazia.Assim,para muitos,não temos  motivo para ter esperança no mundo.
    Deus,porém,rompeu com a manhca do mundo e derramou a esperança vida em nosso coração.Desta forma,a segunda vinda de cristo em glória e majestade é considerada pelo apóstolo Paulo como a "bendita esperança" (Tito 2:13).Por causa da ressurreição de Cristo,testemunhada por uma multidão de mais de 500 pessoas (1Coríntios 15:6),Pedro diz que Deus "nos regenerou para uma viva esperança,mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" (1Pedro 1:3).essa esperança é viva porque está estabelecida nas promessas de um Deus vivo,o qual é a própria personificação da esperança.Paulo diz que "Cristo em vós" é a esperança da glória" (Colossenses 1:27),sendo Ele mesmo a "nossa esperança" (1Timóteo 1:1).
    Há um famoso e tradicional cântico cristão que diz:"Porque Ele vive posso crer no amanhã.Porque Ele vive temos não há..." Tudo o que desejamos são dias melhores,dias de paz,dias de segurança e justiça.Esse tempo ainda não chegou,mas esperamos e sabemos com todas as forças do nosso ser que vai chegar porque o Deus vivo assim prometeu.
    Foi Jesus que inspirtou João a escrever:"Deus limpará de seus olhos toda lágrima e não  haverá mais morte,nem pranto,nem clamor,nem dor,porque já as primeiras coisas são passadas" (Apocalipse 21:4, ARC).Essa promessa enche nosso coração de uma esperança que se renova a cada manhá.A volta de Jesus em glória e majestade é a mais preciosa promessa de toda a Bíblia.É nela que todas as demais promessas estão alicerçadas,e é nela que você deve se apegar cada dia.
    Essa esperança não pode despontar porque está firmada em um Deus vivo.No filme de Emmerich,a esperança do jovem Sam não estava fundada em um mero sentimento ou pensamento positivo,mas em uma promessa feita por alguém que ele conhecia bem:seu pai.Assim é a esperança em Cristo,que não desaponta porque está firmada na promessa de um Deus vivo,nosso Pai.
    A espernça que liberta está alicerçada na verdade da Palavra de Deus.de que vale uma esperança sem fundamento?De que adianta alguém se iludir com algo que nunca acontecerá?A esperança que alimenta o coraçpo precisa ser confiável e estar fundada na promessa do Deus Todo Poderoso.Precisamos da esperança viva,que não desaponta porque está firmada na verdade.
    Conta-se de uma garotinha que teria recebido duas maçãs.A mãe da menina percebeu a euforia no rosto dela e quis lhe ensinar uma lição:
    - Meu amor,vejo que ganhou duas maçãs,e devem estar deliciosas!
    - Sim,mamãe.Grandes e lindas!
    - São bem vermelhas,filha,e devem estar deliciosas!
    - Acho que são as melhores maçãs do mundo inteiro,mamãe!
    - Bem,filha,você tem duas.O que ahca de me dar uma?
    A menina pareceu constrangida por um momento.Então,rapidamente mordeu uma maçã,e em seguida,a outra.A mãe ficou indignada e já ia dar uma bronca,quando a menina estendeu a mão e disse:
    - Toma,mamãe.Esta é a mais doce!
    A menina terminou ensinando uma lição à mãe.
    Essa é a atitude de Deus conosco.Ele nos oferece o que é melhor!Jesus assumiu a cruz do nosso desespero e nos aber o caminho da esperança viva que não desaponta.
    Uma coisa,porém,é certa:o que garante que nossa esperança seja viva é se ela está firmada na promessa e na verdade do Deus vivo,se ela é um dom de Deus.No mundo há muitos caminhos fascinantes,mas que escondem engano e ilusão.No caminho incerto não pode haver esperança.Nossa escolha em termos de esperança precisa ser bem lucida.
    Nos capítulos seguintes,discorremos sobre alguns desses caminhos a fim de buscar conhecer um pouco da verdade sólida da Palavra de Deus que deve ser o fundamento da nossa esperança.
    Conheça melhor o livro da esperança: a Bíblia
    1- Qual é a maior tristeza para uma pessoa? (Jó 7:6)
    2- O que esse mundo de pecado faz com o ser humano? (Jó 19:10)
    3- Como termina a esperança daqueles que não têm Jesus no coração?(Provérbios 11:23).
    4- Qual deve ser a nossa esperança? (Salmo 39:7).
    5- Há esperança na morte? (Provérbios 14:32).
    6- Que esperança Jesus oferece em relação à morte? (João 11:25,26).
    7- Qual é a grande esperança para o mundo? (João 14:1-3).
    8- Como o apóstolo Paulo expressa essa esperança? (Filipenses 3:20).
    9- Quão abençoada é a pessoa que carrega essa esperança (Jeremias 17:7-10).
    10- Que certeza nos dá essa esperança? (Romanos 8:24,25).
    Para saber mais, acesse: esperança.com.br
Esperança Viva